O Itamaraty fechou nesta segunda-feira (20) a segunda lista de repatriação da Faixa de Gaza. Até o momento, 55 nomes foram registrados pelo governo brasileiro. A lista, no entanto, poderá subir nos próximos dias, uma vez que novos pedidos devem ser registrados.
A lista foi enviada às embaixadas do Brasil no Cairo (Egito), Tel Aviv (Israel) e Ramallah (Cisjordânia). Agora, os governos de Israel e Egito precisam autorizar a saída do grupo pela passagem de Rafah.
Leia mais: Lula assina medidas para igualdade racial: “Pagamento de uma dívida histórica”
O novo levantamento contou com um novo critério em relação à anterior, quando 32 pessoas foram repatriadas. Agora, avós e irmãos mais velhos também foram incluídos. Na primeira lista, somente pais, filhos e cônjuges entraram na lista. Com isso, a maioria dos nomes, desta vez, é formada por palestinos.
O grupo com 32 pessoas chegou ao Brasil na noite da última segunda-feira (13). Todos foram recebidos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Base Aérea, em Brasília. Desembarcaram: 22 brasileiros, 7 palestinos e 3 palestinos que são familiares próximos.
Leia também: Lula só deve conversar com Milei após pedido de desculpas, defende Paulo Pimenta
REDES SOCIAIS