Joe Biden não vai à 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU). A informação foi divulgada pela Casa Branca nesta segunda-feira (27).
Não há viagens do chefe de estado, nem de sua vice-presidente Kamala Harris, previstas para a capital emiradense nesta semana. A reunião se inicia na quinta-feira (30) e se encerra no dia 12 de dezembro.
Com expectativa de ser a maior reunião da ONU sobre as alterações climáticas, quase 70 mil pessoas são esperadas ao evento. Dentre elas, estão líderes de diversos países, como por exemplo o papa Francisco, o rei Charles III e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Leia mais: Coreia do Norte envia tropas para a região da fronteira com a Coreia do Sul
Fux vota pela possibilidade do Governo Federal poder pagar os chamados precatórios até 2026
Um oficial da Casa Branca informou anonimamente à agência de notícias France Press que Biden não pretende comparecer à cúpula, mas não relatou o motivo da decisão. No entanto, John Kerry, enviado especial do governo estadunidense para a COP28, sugeriu que a guerra entre Israel e Hamas tem desgastado o presidente dos EUA, em especial por ter mediado as negociações de cessar-fogo na Faixa de Gaza.
“Eles (Biden e Harris) têm a guerra no Oriente Médio e a guerra na Ucrânia, várias coisas acontecendo”, disse Kerry em coletiva de imprensa na última semana, quando perguntado sobre a presença dos líderes na reunião da ONU.
Biden esteve presente nas últimas duas edições do evento, em Glasgow (Reino Unido) e no Sharm el Sheikh (Egito). Antes dele, não era habitual que o presidente dos Estados Unidos participasse das reuniões do clima das Nações Unidas.
REDES SOCIAIS