Um levantamento feito pelo Google Trends, ferramenta que mostra os termos mais buscados na internet, mostrou que o termo “ansiedade” coloca o Brasil em primeiro lugar num ranking mundial, à frente de países como Angola, Portugal, Moçambique e Estados Unidos.
As principais pesquisas foram sobre crises de ansiedade e os sintomas, que muitas vezes chegam a ser físicos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com maior número de pessoas ansiosas. Cerca de 9,3% dos brasileiros já sentiram sintomas da síndrome. O país está à frente do Paraguai, Noruega e Nova Zelândia.
Leia também: FMI divulga lista das 20 maiores economias do mundo em 2023; veja ranking completo
De acordo com a psiquiatra Carolina Hanna, a ansiedade pode se relacionar com a depressão. Segundo ela, é preciso procurar ajuda sempre que houver sinais de alerta, como insônia e taquicardia.
“O brasileiro no seu coletivo tem uma certa dificuldade em deprimir, talvez pelo sol, pelo país ser protegido naturalmente. Não é tanto da nossa cultura a introspecção, o se acolher, o se aconchegar, e muitas vezes a vida exige isso. A gente tem uma série de situações que causam tristeza e a gente saber ficar triste é uma grande arma contra a ansiedade”, comenta Carolina.
Saiba mais sobre o tema na matéria do Jornal da Tarde que foi ao ar esta terça-feira (19):
Leia também: Justiça autoriza governo a demolir casas em área de deslizamento em São Sebastião
REDES SOCIAIS