Uma nova etapa da Operação Voltando em Paz, que tem como missão resgatar brasileiros e parentes da Faixa de Gaza, entrou em curso nesta quinta-feira (21).
Uma aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, rumo ao Egito, às 8h20.
O destino é o Aeroporto Internacional do Cairo, em voo direto com previsão de 14 horas de duração. A estimativa de retorno ao Brasil, com aterrissagem na Base Aérea de Brasília, é para o próximo sábado (23), às 8h.
Leia também: “República está em risco”, afirma ex-presidente da Argentina sobre decreto de Milei
A bordo, estão um carregamento com seis toneladas de purificadores de água portáteis e kits voltaicos (painel solar, inversor veicular e controlador de carga) para ampliar sua autonomia de energia. A doação soma-se aos esforços internacionais de assistência aos afetados pelo conflito na área.
Assim como nas ocasiões anteriores, a operação exigiu uma articulação da representação brasileira em Ramala, que auxilia na emissão de documentos e providencia o traslado e trâmites na fronteira. A embaixada também atua na aprovação dos nomes com autoridades de Israel, do Egito e da Palestina.
A segunda leva de cidadãos deixou o território no dia 9 de dezembro. O grupo era formado por 47 pessoas, a maioria palestinos parentes de brasileiros que haviam sido retirados do território em novembro.
Desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, no dia 7 de outubro, a iniciativa concluiu 11 voos de repatriação e resgatou 1.525 pessoas e 53 animais domésticos. Foram oito embarques de Tel Aviv com brasileiros e parentes que estavam em Israel, um da Jordânia com resgatados da região palestina da Cisjordânia e outros dois que decolaram do Cairo com repatriados da Faixa de Gaza.
REDES SOCIAIS