Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

A TV Cultura exibe nesta quinta-feira (21) o documentário “Ofício: Vereador”, coprodução da emissora com a TV Câmara.

A obra, que vai ao ar às 23h, explora histórias pouco conhecidas da Câmara Municipal de São Paulo, contadas por ex-parlamentares que passaram pela casa em períodos marcantes para a cidade e para o país, como o movimento das Diretas Já, a CPI da Máfia dos Fiscais e o incêndio do Edifício Joelma – que levou à modernização do código de obras do município.

Dentre os entrevistados, estão figuras conhecidas, como: Luiza Erundina, Aldo Rebelo, Andrea Matarazzo, José Aníbal, Eduardo Suplicy, Walter Feldman, e o atual prefeito Ricardo Nunes.

Leia também: Ministra argentina ameaça cortar programas sociais de quem bloquear ruas em protestos

Na produção, eles revelam detalhes da atuação da Câmara durante as gestões de prefeitos como Mario Covas, Jânio Quadros – que chegou a considerar a possibilidade de renunciar ao cargo, assim como fez no papel de Presidente da República -, Paulo Maluf, Celso Pitta, Marta Suplicy, José Serra, Gilberto Kassab e Fernando Haddad.

Os depoimentos foram concedidos ao programa Vossa Excelência, a Memória, apresentado pela jornalista Viviane Cezarino e veiculado pela Rede Câmara São Paulo desde 2021.

Sobre as falas coletadas, ela ressalta: "Comecei a perceber nas entrevistas que, sem o peso dos mandatos, os ex-vereadores se abriam para contar bastidores que praticamente moldaram a história política e eleitoral de São Paulo, como o fato da Câmara Municipal ter sediado e participado intensamente da campanha pelas Diretas Já e episódios de racismo contra o ex-prefeito Celso Pitta durante as apurações da CPI da Máfia dos Fiscais de 1999, por exemplo".

Leia também: Em Macapá, Randolfe Rodrigues diz que se filiará ao “partido de Lula”