O governo de São Paulo liberou na última quarta-feira (10) o atendimento em Libras no aplicativo Poupatempo para cidadãos com deficiência auditiva. Segundo a gestão, são mais de 592 mil pessoas em todo o estado.
O aplicativo oferece a presença virtual de intérpretes de Libras para auxiliar pessoas com deficiência auditiva em suas demandas no Poupatempo e em qualquer outro serviço público estadual. Em nota, o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, celebrou o programa.
Leia mais: Lula indica Ricardo Lewandowski, ex-STF, para Ministério da Justiça
"Esse é um marco histórico no estado de São Paulo e revoluciona a rotina das pessoas surdas, permitindo a comunicação direta em Libras por meio do aplicativo. É uma iniciativa que não apenas abre portas para a comunidade surda, mas também representa um avanço significativo na busca por uma sociedade mais inclusiva, onde todos têm igualdade de acesso aos serviços públicos. A tecnologia é uma aliada para criarmos mudanças reais e positivas na vida das pessoas", disse.
A novidade faz parte integrante do programa estadual São Paulo São Libras, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A implementação no aplicativo foi realizada em parceria com a Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo responsável pelo desenvolvimento do app.
O aplicativo conta com 1,1 mil serviços digitais, como a renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, verificação de débitos de veículos, informações sobre pontos na CNH, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, serviços municipais, entre outros. Além disso, é possível agendar gratuitamente datas e horários para atendimentos presenciais nos postos do Poupatempo.
Como baixar o app Poupatempo.SP.GOV.BR
O app está disponível para os sistemas Android e iOS. Para baixar, basta entrar na loja de aplicativos de seu celular (Google Play ou App Store) e buscar por “Poupatempo.SP.GOV.BR”.
O acesso ao aplicativo será feito com autenticação da plataforma federal GOV.BR. O cadastro na plataforma federal pode ser feito pelo site https://acesso.gov.br ou pelo aplicativo GOV.BR, que também está disponível para Android e iOS. É totalmente gratuito e feito por qualquer pessoa que tenha CPF.
São Paulo São Libras
Lançado em outubro, o programa se estende para 1,3 mil delegacias, 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) e 233 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) em diversas áreas do estado.
REDES SOCIAIS