Organizada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), a primeira Marsha Nacional pela Visibilidade Trans do país ocorrerá no próximo domingo (28), em Brasília (DF).
A concentração começa às 13h, em frente ao Congresso Nacional e segue em passeata até o Museu Nacional da República.
O Dia da Visibilidade Trans é celebrado em 29 de janeiro e a mobilização foi organizada em comemoração aos 20 anos da data no Brasil. As parlamentares Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), as primeiras deputadas federais trans do país, foram escolhidas como madrinhas da manifestação.
Leia mais: +Milionária pode pagar R$ 128 milhões nesta quarta-feira (24)
Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 25,2 mil mortos
O nome da passeata é uma homenagem à ativista trans e artista estadunidense Marsha P. Johnson, ícone do movimento pelos direitos LGBTQIAP+ em Nova York, EUA, nas décadas de 1960 e 1970. Além de seu protagonismo na revolta de Stonewall em 1969, Johnson também era ativa na comunidade artística da cidade, trabalhando com o artista Andy Warhol, entre outros.
Em publicação nas redes sociais, a ANTRA explica que as reivindicações da passeata são a luta contra o novo RG, que mantém o campo de sexo no documento, e a reivindicação do direito à educação, segurança, saúde pública, memória e do acesso à Justiça.
REDES SOCIAIS