O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta segunda-feira (29) que mais de 500 mil pessoas conseguiram obter a isenção da taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
O “Enem dos Concursos” recebeu 662.018 pedidos de isenção da taxa de inscrição e, do total, 517.468 já foram aceitos. Os outros144.555 que tiveram o pedido inicial negado têm até esta terça-feira (30) para recorrer da decisão.
O prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição encerrou na última sexta-feira (26). Inscritos no CadÚnico ou membros de família de baixa renda, doadores de medula óssea e bolsistas do Prouni ou Fies possuem o direito da gratuidade.
Os candidatos podem conferir se os seus pedidos foram aceitos ou não no site oficial de inscrição. É necessário fazer login com a conta gov.br.
As inscrições começaram na última sexta-feira (19) e continuam até o dia 9 de fevereiro. A expectativa do governo é que o concurso receba mais de 3 milhões de cadastros.
Inscrição
Para se inscrever, o candidato precisa ter uma conta no Gov.br, de qualquer nível (ouro, prata ou bronze). Ele deverá escolher o bloco temático e, depois, os cargos. Além disso, terá que ordenar a sua preferência entre os cargos e entre as especialidades.
O valor será de R$ 60 para vagas de nível médio e de R$ 90 para vagas de nível superior. De acordo com o governo, estão isentos da taxa de inscrição: inscritos do Cadastros Único (CadÚnico); doadores de medula óssea; quem foi ou é bolsista do ProUni; e quem foi ou é financiado pelo Fies.
Quem teve o recurso da gratuidade negado definitivamente terá até o dia 9 de fevereiro para fazer o pagamento da inscrição.
Distribuição de vagas
O Concurso unificado vai preencher 6.640 vagas no governo federal. Ao todo, o CNU contará com 8 blocos temáticos que irão separar as vagas de acordo com a especialidade do candidato:
Infraestrutura, Exatas e Engenharia: 727 vagas
Tecnologia, Dados e Informação: 597 vagas
Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas
Trabalho e Saúde do Servidor: 970 vagas
Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016
Setores Econômicos e Regulação: 359
Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748
Nível Médio/Intermediário: 692
As provas
Marcadas para o dia 5 de maio, os exames serão aplicados em dois turnos:
Matutino (2h30 de prova)
Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação
Vespertino (3h30 de prova):
Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
Nível médio: provas objetivas (40 questões).
REDES SOCIAIS