O governo federal reconheceu nesta terça-feira (30) situação de emergência na cidade de Joinville, no interior de Santa Catarina, após o vazamento de ácido sulfônico cair no rio que abastece o município. A decisão extra foi publicada no Diário Oficial pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
O acidente ocorreu nesta segunda-feira (29), quando um caminhão que transportava galões com a substância tombou e derramou o produto nas águas que abastecem 34 bairros do município.
Leia mais: Caminhão carregado de ácido tomba e deixa maioria da cidade de Joinville (SC) sem água: veja vídeo!
Na tarde de hoje, a administração municipal informou que o abastecimento de água já havia começado a ser restabelecido na cidade.
"Antes de chegar na sua casa, a água passa por duas análises: uma na hora em que é captada do rio e outra depois de passar pelo tratamento na estação. Por isso, a água que chega até você é segura para consumo", anunciou o município.
Com o decreto de emergência, os municípios afetados podem ter acesso a recursos federais de forma facilitada, fazer compras emergenciais sem licitação e ultrapassar as metas fiscais previstas para custear ações de combate à crise.
Leia também: Brasil pode registrar até 4,2 milhões de casos de dengue em 2024, diz ministério
REDES SOCIAIS