O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, visitaram as pirâmides de Gizé, a Esfinge e o Grande Museu Egípcio no Egito nesta quarta-feira (14).
Os compromissos foram considerados privados e, com isso, não foram registrados na agenda oficial do presidente.
Na visita ao Cairo, uma parada na Esfinge e nas Pirâmides de Gizé, esse grande sítio arqueológico da humanidade, erguido há milhares de anos. Também visitei um novo museu ao lado das pirâmides que será inaugurado e conversei sobre o apoio dos egípcios na recuperação do Museu… pic.twitter.com/cQh1um5EMp
— Lula (@LulaOficial) February 14, 2024
Lula chegou ao Cairo na manhã desta quarta. No Egito, ele começa um giro de viagens oficiais pela África. O mandatário brasileiro deve conversar com Abdel Fattah El-Sisi, presidente egípcio, sobre a guerra entre Israel e Hamas.
No encontro, os dois também devem falar sobre cooperação comercial e técnica, investimentos, educação e defesa. A expectativa é que uma série de acordos bilaterais sejam assinados nas áreas de bioenergia, ciência, tecnologia e inovação.
Leia também: Dois presos fogem de penitenciária federal de Mossoró
Além de Lula e Janja, o chanceler Mauro Vieira, o assessor especial de Lula Celso Amorim e a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos devem integrar a comitiva brasileira.
É a segunda vez que Lula visita as pirâmides de Gizé. Em 2003, durante seu primeiro mandato como presidente da República, ele esteve no Egito ao lado da então primeira-dama Marisa Letícia.
Após a agenda, o presidente vai para a Etiópia, onde terá reuniões com autoridades locais e participará da Assembleia da União Africana.
REDES SOCIAIS