O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, visitaram as pirâmides de Gizé, a Esfinge e o Grande Museu Egípcio no Egito nesta quarta-feira (14).
Os compromissos foram considerados privados e, com isso, não foram registrados na agenda oficial do presidente.
Lula chegou ao Cairo na manhã desta quarta. No Egito, ele começa um giro de viagens oficiais pela África. O mandatário brasileiro deve conversar com Abdel Fattah El-Sisi, presidente egípcio, sobre a guerra entre Israel e Hamas.
No encontro, os dois também devem falar sobre cooperação comercial e técnica, investimentos, educação e defesa. A expectativa é que uma série de acordos bilaterais sejam assinados nas áreas de bioenergia, ciência, tecnologia e inovação.
Leia também: Dois presos fogem de penitenciária federal de Mossoró
Além de Lula e Janja, o chanceler Mauro Vieira, o assessor especial de Lula Celso Amorim e a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos devem integrar a comitiva brasileira.
É a segunda vez que Lula visita as pirâmides de Gizé. Em 2003, durante seu primeiro mandato como presidente da República, ele esteve no Egito ao lado da então primeira-dama Marisa Letícia.
Após a agenda, o presidente vai para a Etiópia, onde terá reuniões com autoridades locais e participará da Assembleia da União Africana.
REDES SOCIAIS