Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Boa parte dos foliões curtiu o Carnaval como se não houvesse amanhã. Mas houve. Esta quarta-feira de cinzas (14), para alguns, pode ser chamada de dia nacional da ressaca.

Dor de cabeça, enjoo e cansaço extremo são os sintomas mais comuns. Ela também pode vir acompanhada de diarreia, tontura, desidratação, sensibilidade à luz e ao som e hipoglicemia (queda do açúcar no sangue).

Segundo Abrão Cury, clínico geral do Hcor, a quantidade inadequada de bebida alcoólica pode ser maior ou menor dependendo da sensibilidade da pessoa.

O que você vai ter é o produto da degradação desse álcool que é metabolizado no fígado”, explica.

Leia também: Carnaval: Porto da Pedra é rebaixada e disputará a Série Ouro em 2025

A duração da ressaca é de, em média, 12 horas, mas varia de acordo com peso, sexo, metabolismo da pessoa e da quantidade de álcool consumida.

Para quem abusou no Carnaval, ou em qualquer outra data, a orientação é beber bastante água ou água de coco. Outras dicas para recuperar o corpo são descansar e fazer refeições leves, priorizando alimentos que ajudem na reposição de líquido, como as frutas.

A nutricionista Vanderli Marchiori, da sociedade brasileira de alimentação e nutrição, indica evitar todas as frituras e o excesso de gordura.

“Quando nós consumimos mais gordura, nós já estamos com o fígado sobrecarregado pela bebida alcoólica, e pelos excessos desses últimos dias. Feito isso, a solução é esperar passar”, comenta.

Saiba mais na matéria sobre o tema que foi ao ar esta quarta-feira (14) no Jornal da Tarde:

Leia também: Tomar banho todos os dias faz mal? Veja cuidados!