Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Francisco Cepeda / Governo do Estado de SP
Foto: Francisco Cepeda / Governo do Estado de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lançou nesta terça-feira (20) um programa para melhorar os indicadores de alfabetização na rede pública paulista.

O objetivo do programa 'Alfabetiza Juntos SP' é alfabetizar 90% das crianças da rede pública do estado até o final de seu mandato, em 2026. A meta foi apresentada pelo secretário da Educação, Renato Feder, durante o lançamento da iniciativa.

Leia mais: Governo de Israel volta a cobrar pedido de desculpas de Lula por comparação com Holocausto

"A meta de 90% é uma meta realizável. A gente vai perseguir os 100%, mas o 90% é bem concreto. A gente tá bem confiante que a gente vai conseguir na parceria com os municípios esse resultado de ter 90% alunos leitores no segundo ano", afirmou Feder.

Avaliação realizada pelo governo paulista apontou que 64% dos alunos do 2º ano eram leitores fluentes. A prova foi realizada por estudantes de 600 cidades do estado.

“Se o aluno fica para trás [no 2º ano], ele tem pouca chance para recuperar. A defasagem vira uma bola de neve. [...] A gente precisa endereçar como política pública a alfabetização”. destaca o secretário.

O programa "Alfabetiza Juntos" tem verba do governo federal, o Compromisso Criança Alfabetizada, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no ano passado

Ao todo, o programa terá um investimento de R$500 milhões. A proposta é baseada em quatro pilares:

material, apoio pedagógico, que será desenvolvido e disponibilizado impresso e digital para alunos e professores;

formação continuada de professores - 40 mil educadores serão formados;

avaliação e monitoramento - provas de fluência leitora;

premiação para escolas que conseguirem alcançar a meta, com um montante total de R$ 200 milhões.

Com a assinatura do governador, o projeto de lei precisa ser aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa para se tornar uma política pública.

Leia também: EUA devem propor resolução com pedido de cessar-fogo no conflito entre Israel e Hamas, diz agência