Os Estados Unidos devem propor ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça (20) uma proposta de resolução com um pedido de um cessar-fogo no conflito entre Israel e o Hamas. A informação é da agência Reuters.
A proposta surge após o país sinalizar que invadiria Rafah, no sul da Faixa de Gaza, no início do Ramadã se o grupo não libertar reféns israelenses. O mês sagrado para os muçulmanos terá início no dia 10 de março.
A ação representaria uma mudança na posição dos Estados Unidos, já que em diversas ocasiões se posicionou a favor do direito de autodefesa do aliado histórico e da continuidade das ofensivas ao território palestino. Em votações anteriores, inclusive, vetou uma minuta de resolução brasileira e outra dos Emirados Árabes Unidos.
Leia também: Dengue pode infectar pets? Entenda como a picada do mosquito pode transmitir doenças
Formado por 15 membros, o conselho irá se reunir às 10h (12h no horário de Brasília) para debater a situação na Palestina. No entanto, não está claro se o rascunho passará por votação neste momento.
Caso isso ocorra, para que a resolução seja aprovada, é necessário que nove integrantes votem a favor e que nenhum dos membros permanentes (EUA, França, Reino Unido, Rússia e China) vete a proposta.
O conflito teve início quando combatentes atacaram Israel em 7 de outubro, mataram cerca de 1.200 pessoas e capturaram 253 reféns, de acordo com os registros israelenses. Em retaliação, o país atacou o Hamas dentro da Faixa de Gaza. Autoridades de saúde dizem que mais de 28 mil palestinos morreram.
Leia também: Mãe de opositor de Putin que morreu repentinamente teve entrada barrada em necrotério
REDES SOCIAIS