O Roda Viva recebe o físico e astrofísico brasileiro Marcelo Gleiser nesta segunda-feira (11).
Durante o programa, Marcelo Yamashita, do Instituto de Física Teórica da Unesp, chamou a atenção para o uso do termo "quântico" aplicado no Brasil de forma abrangente e muitas vezes infundado na sociedade. Como exemplo, o professor cita a criação de uma disciplina de "Enfermagem Quântica" em uma universidade e questiona o modo como a comunidade científica lida com essas questões.
"[A academia deveria ser muito mais ativa na [defesa da] integridade da ciência, sem dúvida. Esse exemplo é ótimo, das 'curas quânticas', das pessoas que conseguem disparar 'raios de neutrinos pelas mãos' e coisas absurdas assim, que apropriam as ideias científicas totalmente fora de contexto”, responde o entrevistado.
Gleiser diz ainda que a utilização banalizada do termo "quântico" pode ainda se configurar como um "abuso" e que ele mesmo já se manifestou muitas vezes contra isso.
“As pessoas acreditam porque usam a credibilidade científica, ‘a não, se tem quântico deve estar certo’. [...] É triste porque a ignorância do que realmente é a ciência pode levar a esse tipo de exploração da inocência dos outros", finaliza.
Participam da bancada Denis R. Burgierman, editor-chefe do Greg News, Giovana Girardi, chefe da cobertura socioambiental da Agência Pública, Marcelo Yamashita, professor do Instituto de Física Teórica da Unesp e diretor do Instituto Questão de Ciência, Ricardo Ogando, astrofísico no Observatório Nacional, e Salvador Nogueira, colunista da Folha de S.Paulo.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.
Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.
REDES SOCIAIS