Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação | Rê Freitas
Divulgação | Rê Freitas

Durante a 13ª DW (Semana de Design de São Paulo), cinco endereços marcantes do Centro Histórico de São Paulo nortearão uma jornada pela região. O edifício Misericórdia idealizado pela Somauma traz a memória de Joaquim Tebas — arquiteto negro escravizado até seus 58 anos — e evidência vozes pretas. 

A partir dessa ocupação de espaços públicos nasce conceito: Seiva e Cidade, que compõe a exposição no Edifício Misericórdia. “O objetivo é conectar a recuperação de prédios a uma revitalização social efetiva, como forma de nutrir a comunidade, estimular a diversidade, a interação e o pulso social que define verdadeiramente uma cidade viva”, conta Marcelo Falcão, sócio e Diretor de Desenvolvimento da Somauma.

Leia também: Lançamento celebra os 90 anos de “Terry e os Piratas”, clássico de Milton Caniff


Mais do que estimular uma nova ocupação dos espaços, o movimento pretende lançar luz sobre o passado invisibilizado do Centro paulistano, estreitamente ligado à cultura negra urbana. O Largo da Misericórdia, endereço do novo empreendimento a ser revitalizado pela Somauma, conta agora com o olhar dos artistas negros Crica Monteiro, Felipe Barroso, Jean Petra, Rosa & Big Black, Pagu + Vórtice, Negro Mia e outros. Já a Feira Preta é um projeto que nasce do maior evento de cultura e empreendedorismo da América Latina, o Festival Feira Preta. Ela será realizada durante todo o evento, e contará com pessoas empreendedoras negras que irão expor produtos e serviços que apresentam a multi-pluralidade cultural afro.



Leia também: Lollapalooza Brasil: número de artistas nacionais no line-up triplicou desde a estreia


Com 9 andares e área total de 2.376m², o edifício originalmente comercial ainda não teve o uso futuro definido. “Não será um novo Virginia, mas um novo Misericórdia. Não encaramos os projetos como fórmulas fechadas, mas como elementos que impactam o entorno ao seu modo. Nos debruçamos sobre o contexto urbano para definir qual será o perfil do empreendimento”, reforça Marcelo.

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados através do site. A exposição no Largo da Misericórdia, 20, acontece de segunda à sábado das 12h às 22, e aos domingos das 12h às 20h.