Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Freepik
Freepik

Pesquisa realizada pelo Instituto SAS mostrou que oito em cada 10 brasileiros alegaram já terem sofrido algum tipo de fraude digital. Além disso, quase todos entrevistaram afirmaram terem medo de crimes virtuais.

A preocupação aumentou nos últimos dias. Golpes envolvendo a declaração do Importo de Renda e a venda dos ingressos para a turnê de Caetano Veloso e Maria Bethânia dominaram as redes sociais.


O levantamento foi feito com mais de 13 mil pessoas. Mais da metade delas afirmaram já terem sofrido mais de um golpe virtual. Especialista em segurança digital dá algumas dicas para não cair em golpes na internet.

Leia também: Casa Guilherme de Almeida e Casa das Rosas abordam imigração em SP e história do Bixiga em abril

Você não pode fornecer os seus dados pessoais para qualquer um. Tem que tomar cuidado com os esquemas de cliques ou links falsos nos e-mails, no WhatsApp, nas mensagens ou nas ligações. E as empresas, por outro lado, devem adotar novas tecnologias, como Inteligência Artificial e técnicas de machine learning para conseguir combater fogo contra fogo. Essas são as técnicas que estão sendo utilizadas cada vez mais pelo lado criminoso”, explica Ricardo Saponara, líder em prevenção contra fraudes no SAS.

O Brasil tem sido um dos principais alvos de ataques cibernéticos do mundo, deixando 93,8% dos internautas com medo de serem as próximas vítimas.

“O brasileiro é um povo que adota muito rapidamente as novas tecnologias. Isso tem um lado positivo, mostra que é um povo mais tecnológico e mais aberto. Mas, por outro lado, obviamente, você tem essa fragilidade que acaba cometendo toda a população. Os fraudadores e os criminosos estão ávidos por conseguir identificar novas brechas, novas situações, enquanto o povo está querendo efetivamente acessar e abraçar esse ambiente”, completa Saponara.

Leia também: Palestinos se afogam tentando pegar pacotes de ajuda humanitária no mar