Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O comportamento de um cão depende muito da maneira como é criado e treinado. Porém, alguns países optam por proibir ou restringir algumas raças por apresentarem, na visão das autoridades, riscos inerentes devido às suas características físicas ou histórico de comportamento.

Muitas vezes, essas proibições são projetadas para garantir a segurança pública e prevenir incidentes relacionados aos bichinhos.

Veja algumas raças proibidas mundo afora:

Pit Bull Terrier

A raça possui restrições em cerca de 24 países como Reino Unido, Espanha, Rússia, Argentina, Itália e Nova Zelândia. Em contrapartida, os Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Japão e Brasil regularam a adoção desses cães. 

Dogo Argentino

O Dogo Argentino, uma raça desenvolvida na Argentina para caça e guarda, enfrenta proibições em vários países, entre eles estão a Austrália, Ilhas Cayman, Dinamarca, República do Fiji, Islândia, Cingapura e Ucrânia. No Reino Unido, é ilegal possuir um cão da raça sem uma autorização legal.

Veja imagens: Webstory: Veja raças de cães que são proibidas mundo afora 

Fila Brasileiro

Por sua força e predisposição, o Fila Brasileiro sofre restrições em 14 países, como Noruega, Austrália e Nova Zelândia.

Tosa Inu

Tosa Inu é um cão de grande porte com uma reputação de agressividade em algumas áreas. Por isso, a raça é considerada perigosa em 18 países, como Austrália, Dinamarca e Reino Unido. A espécie foi criada para ser um cachorro de briga e, para evitar a prática, houve sua proibição.

American Staffordshire Terrier

Na Austrália, a posse de American Staffordshire Terriers é proibida ou restrita em algumas áreas, dependendo da legislação estadual. Eles também possuem restrições em Porto Rico, Colômbia, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Suécia, Rússia, Catar e Noruega.

Staffordshire Bull Terrier

A raça possui restrições em cerca de 12 países, como Colômbia, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Suécia, Rússia, Catar e Noruega.

Bulldog Inglês e Cavalier King Charles Spaniel

A Noruega proibiu a criação das raças de cães Bulldog Inglês e do Cavalier King Charles Spaniel por conta do sofrimento que os animais vivenciam pelas peculiaridades que os tornam atraentes, como o crânio pequeno ou o focinho muito achatado.

Doberman

O Doberman, para muitos um cão de guarda, é alvo de restrições em alguns países do Leste Europeu, além da Irlanda e em algumas partes dos EUA. Na Dinamarca, os Dobermans são considerados cães perigosos e sua posse é proibida.

Rottweiler

O Rottweiler é banido na Espanha, França, Itália, Romênia, Portugal e Equador.