Questionado sobre discurso do presidente Lula, líder Yanomami declara: “Eu não confio em ninguém”
No Roda Viva, Davi Kopenawa diz que autoridades costumam “virar as costas”
15/04/2024 23h08
Para abrir a Semana dos Povos Indígenas, o Roda Viva desta segunda-feira (15) entrevista Davi Kopenawa.
Daniela Chiaretti, repórter especial e colunista do Valor Econômico, traz para o centro do programa um discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a jornalista, o atual mandatário já disse que irá proteger a floresta, mas que não a considera um “santuário”, dando a entender que pretende se beneficiar de seus recursos. Em seguida, questiona o líder Yanomami: “o que você acha disso?”
“Autoridade ‘eles’ tem outro pensamento. Quando ele está junto com nós, com o povo indígena, ele fala bonito. ‘Vamos fazer isso, vamos proteger isso, não pode deixar’. Depois ele vira as costas e fala outra coisa. [...] Eu sou Yanomami desconfiado, eu não confio em ninguém. Eu só confio quando ele ‘faz’ bom trabalho”, responde.
“Como ele [Lula] está falando, ele fala outra coisa, ele está fazendo do jeito que ele quer fazer, do jeito que ele quer resolver para ele. E para nós?”, acrescenta Kopenawa.
Participam da bancada de entrevistadores Ariene Susui, jornalista e ativista, Daniela Chiaretti, repórter especial e colunista do Valor Econômico, Leandro Barbosa, jornalista especializado na cobertura socioambiental, Leão Serva, correspondente da TV Cultura em Londres, e Petria Chaves, escritora e âncora da Rádio CBN.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.
Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.
Leia também: Em celebração ao Dia dos Povos Indígenas, grupo Sabuká Kariri-Xocó se une à Héloa em apresentação em SP
REDES SOCIAIS