Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

No Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, a cantora Héloa se apresenta ao lado do Grupo Indígena Sabuká Kariri-Xocó na Casa Natura Musical. O show tem como objetivo promover a diversidade e a riqueza cultural dos povos originários do Brasil.

O grupo Sabuká Kariri-Xocó possui 20 anos de carreira. Além de compartilhar música, cultura e espiritualidade, os artistas passam o recado de resistência. Há mais de 500 anos, sofrem com invasões em seu território.


Esse não é o primeiro trabalho da cantora com comunidades indígenas. Há 16 anos, ela tem o acolhimento do povo Kariri Xocó e já realizou shows em muitos espaços culturais brasileiros, como Auditório Ibirapuera, Casa de Francisca, e Sesc, em São Paulo, além de apresentações em Sergipe, Bahia e Pernambuco.

Em seu álbum mais recente, "yIDé", que tem a produção de Carlinhos Brown e Yuri Queiroga, o grupo Sabuká tem forte destaque em duas canções, com gravações registradas na própria comunidade, em meio a caatinga brasileira, bioma essencial para a vida do povo Kariri-Xocó.

Além disso, Héloa lançou, em 2023, o primeiro EP musical do grupo Sabuká, "Sabedoria Ancestral". Com cinco canções, o registro é uma homenagem à matriarca da família, a anciã Suynara, que faleceu em 2022, em meio a pandemia de coronavírus. O EP traz canções na língua materna Dzibukuá, que está em retomada pelos anciãos e jovens da comunidade indígena. 

Leia também: Xande de Pilares dá início a turnê “Xande Canta Caetano” em Salvador no dia 2 de junho

Serviço

Data: 19 de abril (sexta-feira), 22h | Abertura da Casa: 20h30
Ingressos à venda pelo site da Sympla
Valores: de R$20 a R$160
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 90 minutos

Leia também: “Os Farofeiros 2” alcança o topo do ranking de lançamentos nacionais deste ano