Notícias

Câmara de São Paulo aprova em 1º turno projeto sobre privatização da Sabesp

Votação foi marcada por discussões e manifestações


17/04/2024 20h25

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira (17), em primeiro turno, o projeto de lei que propõe a privatização da Sabesp. Foram 36 votos a favor e 18 contra, 28 eram necessários para a aprovação.

Para ser aprovado, o texto ainda precisa passar por uma nova votação e depois seguir para uma sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Os vereadores da capital precisam definir mudanças na legislação municipal para permitir a assinatura de contratos de prestação de serviço em caso de privatização, uma vez que a lei municipal 14.934, de 2009, prevê que contratos "serão automaticamente extintos se o Estado vier a transferir o controle acionário da Sabesp à iniciativa privada".

A sessão foi marcada por discussões e manifestações de opositores contra à privatização da empresa. Um homem chegou a ser detido.

Os vereadores da oposição tentaram obstruir o processo com pedidos de suspensão, adiamento e verificação do quórum da sessão. Por sua vez, o presidente da Casa, Milton Leite (União), ameaçou tirar os manifestantes contrários ao projeto, caso os gritos dos protestos atrapalhassem os discursos ou ofendessem os vereadores.

O texto foi aprovado com votos contrários das bancadas de PT, PSol, PSB e PV, os outros parlamentares votaram a favor. O vereador Atílio Francisco (Republicanos) não votou. Já o vereador Adilson Amadeu (União), da bancada governista na Casa, votou com a oposição.

A privatização da estatal foi aprovada e sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em dezembro de 2023. O projeto permite a adesão da cidade à privatização. Os municípios devem agora decidir aderir ou não.

Outra audiência pública sobre o tema está prevista para acontecer na próxima segunda-feira (22), na sede do Legislativo paulistano. Apenas após essa audiência que acontecerá o segundo turno de votação.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara de São Paulo aprova em 1º turno projeto sobre privatização da Sabesp

Governo de SP estuda utilizar conteúdo criado por inteligência artificial para auxiliar em aulas online

Marina Silva está na lista dos 100 mais influentes de 2024 da Time

Conheça quatro hospitais veterinários públicos em São Paulo

Senado aprova isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 2.824 mensais