20ª edição do Acampamento Terra Livre começa nesta segunda-feira (22)
Em Brasília, pessoas de diversas etnias se encontram para debater políticas voltadas aos povos originários
22/04/2024 10h00
A 20ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), tido como o maior evento de mobilização indígena em todo o país, começa nesta segunda-feira (22). Em Brasília, pessoas de diversas etnias se encontram para debater políticas voltadas aos povos originários.
Representantes de diferentes aldeias ficarão acampados no gramado do Eixo Cultural Ibero-Americano, a antiga Funarte, até a próxima sexta-feira (26). O tema escolhido para o 20º encontro é "Nosso marco é ancestral. Sempre estivemos aqui".
No ano passado, cerca de 6 mil indígenas de 140 tribos diferentes estiveram presentes no ato.
Segundo as lideranças representativas que organizam o evento, o objetivo é reafirmar a história da população indígena desde do surgimento do Brasil.
Leia mais: Alpes perderam 10% de seu volume de gelo em 2023, indica relatório
Julgamento de Trump no caso da atriz pornô entra em nova fase nesta segunda (22)
Em setembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou por nove votos a dois o marco temporal para demarcação de terras indígenas.
A proposta em questão era de que apenas as terras indígenas que já haviam sido concedidas antes da Constituição Federal, em 1988, fossem reconhecidas. Com isso, os povos originários do Brasil perderiam grande parte do seu território.
No texto, também estava prevista a proibição de ampliação de terras indígenas já demarcadas, bem como a permissão de contrato de cooperação entre indígenas e não indígenas para atividades econômicas e outros pontos.
REDES SOCIAIS