Lula inaugura fábrica de insulina em Nova Lima, Minas Gerais
Nova fábrica terá capacidade para suprir a demanda nacional do insumo
26/04/2024 17h18
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta sexta-feira (26) da inauguração da fábrica de insulina em Nova Lima, Minas Gerais. Com a nova unidade, o Brasil retoma a produção e terá capacidade de suprir a demanda nacional do medicamento.
A empresa Bioom é a primeira a produzir o medicamento em solo nacional após um hiato de 20 anos.
Durante discurso, Lula destacou a importância da fábrica para o acesso da população ao insumo. Ele ainda contou a experiência de sua bisneta, de 7 anos, que vive com diabetes mellitus tipo 1.
"É muito mais do que uma fábrica. Sabe quem vai te agradecer para o resto da vida? A minha bisneta, que tem sete anos e tem diabetes tipo um. Ela vive com um aparelho no ombro, com o celular. Cada coisa que ela come, ela tem que controlar. E o que é fantástico é que ela pede para a mãe e para o pai aplicarem a insulina. Ela já não tem mais medo, já faz parte da vida dela", afirmou.
O investimento da empresa foi de R$ 800 milhões. A fábrica terá capacidade para 20 milhões de unidades de refis de insulina glargina (de ação prolongada) por ano - e, na sequência, de canetas de insulina. Além disso, poderá fabricar 20 milhões de frascos de outros biomedicamentos, como a insulina humana recombinante. A estimativa é de que a unidade gere 300 empregos diretos e 1,2 mil indiretos.
Segundo o Atlas da Federação Internacional de Diabetes (IDF), 15,7 milhões de adultos convivem com a condição no país. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, que estava na inauguração, também discursou.
“O que se faz aqui é garantia de vida para uma doença que nós temos que trabalhar com prevenção, mas sabemos que, em muitos casos, não fugiremos da medicação, da insulina e de outros medicamentos que o SUS já fornece na assistência farmacêutica e Farmácia Popular”, disse.
REDES SOCIAIS