As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) já afetaram 65 cidades do estado. A Defesa Civil registrou alagamentos e os fortes ventos danificaram diversos imóveis residenciais e comerciais. Até o momento, duas pessoas mortes foram confirmadas no Vale do Taquari.
As autoridades também informaram que 127 pessoas estão desabrigadas e outras 107 desalojadas (saíram de casa e procuraram abrigo em casas de parentes e amigos). Aproximadamente 115 mil pessoas estão sem energia elétrica.
Infelizmente, o Rio Grande do Sul foi mais uma vez afetado pelas fortes chuvas. Sob orientação do Presidente Lula, estamos articulados com o governo do estado e com as prefeituras para dar uma resposta rápida que garanta o abrigo e a segurança do povo gaúcho.
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) April 30, 2024
Contem comigo e com… pic.twitter.com/aLi1vFX1MZ
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informou que a região de Faxinal do Soturno, no Centro do estado, registrou o maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas. Ao todo, foram 226,2 milímetros.
Leia também: Secretaria da Saúde de SP divulga “abre e fecha” do feriado do Dia do Trabalho
Já no monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de Soledade registrou as rajadas de vento mais fortes.
Mais um dia de chuvas com alagamentos no Rio Grande do Sul. A situação de cancelamento de aulas, pessoas sendo retiradas de suas casas, famílias ilhadas, estradas bloqueadas, falta de luz, arroios e rios transbordando parece ter se tornado a triste rotina no nosso estado. Quando… pic.twitter.com/HxLo5038Zr
— Luciana Genro (@lucianagenro) April 30, 2024
Os trabalhos para auxiliar as famílias seguem nesta terça-feira (30).
Leia também: Mais de 70 trabalhadores em condições análogas à escravidão são achados em garimpo ilegal
REDES SOCIAIS