Sete cidades entram em alerta e comunidades são evacuadas após barragem romper parcialmente no RS
A medida vale para os municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado
03/05/2024 17h24
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta e determinou a evacuação de comunidades em sete cidades do estado após o rompimento parcial, nessa quinta-feira (2), da barragem da Usina Hidrelétrica 14 de Julho, que fica entre as cidades de Cotiporã e Bento Gonçalves, na região serrana.
A medida vale para os municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado.
Leia também: Facas, panelas e cocos são encontrados enterrados em Copacabana um dia antes do show da Madonna
“Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” retorna aos cinemas no dia 4 de junho
Como as sirenes da barragem foram acionadas, a orientação do poder público é para que a população deixe as áreas de risco. Ao todo, já são mais de 30 mortos e 70 desaparecidos. A Defesa Civil contabiliza cerca de 31,5 mil pessoas fora de casa, sendo 7.949 pessoas em abrigos e 23.598 desalojados (na casa de familiares ou amigos).
Por meio de nota, a Companhia Energética Rio das Antas (Cetran), responsável pela administração da barragem, afirmou que "Os dados mostram que as vazões diminuíram nas últimas horas. A Ceran segue em contato com a Defesa Civil e priorizando a segurança das pessoas".
Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que medidas de segurança foram tomadas.
O governo federal enviou 100 integrantes da Força Nacional para o RS na tarde desta sexta-feira (3). Os agentes ajudarão nas operações de salvamento e resgate das pessoas atingidas pelas enchentes no estado.
REDES SOCIAIS