Diretor de série sobre trabalho escravo diz que o brasileiro é "ensinado a ser racista"
Renato Barbieri foi o convidado do Provoca desta terça-feira (7) e falou sobre racismo e escravidão
07/05/2024 22h20
No Provoca desta terça-feira (7), Marcelo Tas recebe o cineasta Renato Barbieri, diretor do documentário ‘Servidão’, que retrata o trabalho escravo ainda presente no Brasil.
Durante a entrevista, o diretor afirma que a educação do país ensina os brasileiros a serem racistas.
“Ser racista ou não ser racista não é uma questão de torcer pro Grêmio ou por Internacional. Não é uma escolha de time. A gente é ensinado a ser racista. Diuturnamente. O currículo das escolas, hoje, o currículo do MEC, é extremamente racista. Quando você não ensina a história do negro no Brasil, a história da África, a história dos indígenas… o que que acontece com a história dos indígenas no nosso estudo? Eles somem na primeira missa”, afirma.
Leia também: Número de mortos em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul sobe para 95
Barbieri critica o fato do ensino brasileiro dedicar mais tempo à história de outros povos do que a sua.
“Fiz uma série sobre a revolta dos cabanos, a Cabanagem, fiz com o Victor Leonardo, historiador, e aí nós fomos ver o que os livros escolares falam sobre Cabanagem. É um parágrafo, onde colocam os cabanos como vadios. No entanto, a gente aprende páginas e páginas de Grécia, de Babilônia, de Império Romano, e a gente não aprende a nossa história. Isso é um ensinamento do racismo. É pensado. Um jeito de desqualificar um povo é mostrar que ele não tem história.
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
Leia também: Eduardo Leite anuncia ajuda de R$ 200 milhões em recursos emergenciais para municípios
REDES SOCIAIS