No Provoca desta terça-feira (7), Marcelo Tas recebe o cineasta Renato Barbieri, diretor do documentário ‘Servidão’, que retrata o trabalho escravo ainda presente no Brasil.
Durante a entrevista, o diretor afirma que a democracia brasileira não funciona para toda a população.
“A rigor, acho que a democracia da República ela funciona para uma parcela da população, que tem acesso à educação, aos meios produtivos, aos insumos, à alimentação, morar em um lugar que não seja úmido, ou que tenha teto… mas, pra grande maioria das pessoas do Brasil, acho que não existe democracia, elas vivem em um abandono completo”, comenta.
Leia também: Senado aprova decreto para acelerar envio de verbas ao Rio Grande do Sul
De acordo com o diretor, há um projeto de não incluir parte da população dentro da “nação brasileira”, e linka o descaso do Estado com a violência que atinge de forma mais contundente determinados grupos sociais.
“O que a polícia faz hoje com os pretos e pretas nas periferias é um extermínio de fato. Eles matam indiscriminadamente. A polícia foi ensinada a matar assim. Ela não faz isso porque deu na cabeça do policial. Eles são formados”, conclui.
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
Leia também: Ambev suspende produção de cerveja para envasar água para o Rio Grande do Sul
REDES SOCIAIS