Notícias

Banco Central reduz taxa Selic de 10,75% para 10,50%

Este foi o sétimo corte seguido na taxa básica de juros


08/05/2024 19h37

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (8) um novo corte de 0,25 ponto percentual (p.p.) na taxa básica de juros. A redução da taxa Selic passou de 10,75% para 10,50% ao ano.

Este foi o sétimo corte seguido na taxa básica de juros, que começou a reduzir em agosto de 2023. Antes do início do ciclo de cortes, a Selic estava em 13,75% ao ano.

Leia mais: Rio Grande do Sul sofre com disseminação de informações falsas sobre tragédia e tempestade

Desde de agosto, o comitê vinha reduzindo a Selic em 0,5 ponto percentual, no entanto, a organização diminuiu desta vez apenas 0,25. A taxa de 10,50% é a menor desde fevereiro de 2022, quando estava em 9,25% ao ano.

Os diretores do BC não sinalizaram se manterão o ritmo de cortes nas próximas reuniões.

“O Comitê, unanimemente, avalia que o cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atividade e expectativas desancoradas demandam maior cautela. Ressalta, ademais, que a política monetária deve se manter contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. O Comitê também reforça, com especial ênfase, que a extensão e a adequação de ajustes futuros na taxa de juros serão ditadas pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta”, diz a nota.

Votaram por uma redução de 0,25 ponto percentual os seguintes membros do Comitê: Roberto de Oliveira Campos Neto (presidente), Carolina de Assis Barros, Diogo Abry Guillen, Otávio Ribeiro Damaso e Renato Dias de Brito Gomes. Votaram por uma redução de 0,50 ponto percentual os seguintes membros: Ailton de Aquino Santos, Gabriel Muricca Galípolo, Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira.

“Considerando a evolução do processo de desinflação, os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 10,50% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2025”, afirma a instituição.

O Copom costuma se reunir a cada 45 dias para definir o patamar da Selic. Neste ano, o BC vai se reunir mais cinco vezes:

18 e 19 de junho

30 e 31 de julho

17 e 18 de setembro

5 e 6 de novembro

10 e 11 de dezembro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba onde doar e como ajudar as vítimas das chuvas do RS

CEO da Apple diz que empresa fará doações para ajudar população do Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul sofre com disseminação de informações falsas sobre tragédia e tempestade

Em protesto, indígena esfrega tinta no rosto de defensores de rodovia na Amazônia

"É preciso compreender papel do agronegócio na crise climática", diz jornalista sobre enchentes no RS