Banco Central reduz taxa Selic de 10,75% para 10,50%
Este foi o sétimo corte seguido na taxa básica de juros
08/05/2024 19h37
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (8) um novo corte de 0,25 ponto percentual (p.p.) na taxa básica de juros. A redução da taxa Selic passou de 10,75% para 10,50% ao ano.
Este foi o sétimo corte seguido na taxa básica de juros, que começou a reduzir em agosto de 2023. Antes do início do ciclo de cortes, a Selic estava em 13,75% ao ano.
Desde de agosto, o comitê vinha reduzindo a Selic em 0,5 ponto percentual, no entanto, a organização diminuiu desta vez apenas 0,25. A taxa de 10,50% é a menor desde fevereiro de 2022, quando estava em 9,25% ao ano.
Os diretores do BC não sinalizaram se manterão o ritmo de cortes nas próximas reuniões.
“O Comitê, unanimemente, avalia que o cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atividade e expectativas desancoradas demandam maior cautela. Ressalta, ademais, que a política monetária deve se manter contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. O Comitê também reforça, com especial ênfase, que a extensão e a adequação de ajustes futuros na taxa de juros serão ditadas pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta”, diz a nota.
Votaram por uma redução de 0,25 ponto percentual os seguintes membros do Comitê: Roberto de Oliveira Campos Neto (presidente), Carolina de Assis Barros, Diogo Abry Guillen, Otávio Ribeiro Damaso e Renato Dias de Brito Gomes. Votaram por uma redução de 0,50 ponto percentual os seguintes membros: Ailton de Aquino Santos, Gabriel Muricca Galípolo, Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira.
“Considerando a evolução do processo de desinflação, os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 10,50% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2025”, afirma a instituição.
O Copom costuma se reunir a cada 45 dias para definir o patamar da Selic. Neste ano, o BC vai se reunir mais cinco vezes:
18 e 19 de junho
30 e 31 de julho
17 e 18 de setembro
5 e 6 de novembro
10 e 11 de dezembro
REDES SOCIAIS