Notícias

Governo Federal autoriza importação de arroz após enchentes no sul do país

Medida permite compra de até 1 milhão de toneladas do grão para evitar desabastecimento


10/05/2024 14h52

O Governo Federal publicou nesta sexta-feira (10) uma medida de caráter excepcional, que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a importar até 1 milhão de toneladas de arroz para recomposição de estoques públicos. O Rio Grande do Sul, principal produtor do alimento no país, sofre com as consequências das fortes chuvas.

De acordo com o documento publicado, a compra do arroz por meio de leilões públicos, e a preço de mercado, é válida durante todo o ano de 2024.

"Além de não deixar faltar arroz no país, com esta medida, vamos garantir que o preço não suba em função da especulação de alguém que queira se aproveitar da situação que vive o Rio Grande do Sul", afirmou o presidente da Conab, Edegar Pretto.

Os estoques serão destinados, preferencialmente, à venda em pequenos varejistas das regiões metropolitanas. Em definição conjunta, os ministérios da Fazenda, Agricultura e Desenvolvimento Agrário serão os órgãos responsáveis por definir a quantidade de arroz a comprar, juntamente com os limites e condições da venda do produto, segundo proposta da Conab.

Leia mais: RS: caminhão do Exército com doações bate de frente com carro na BR-448

"É importante dizer também que não vamos trazer tudo de uma vez só para não competir com a nossa produção local. Nós temos que proteger nossos agricultores, mas estamos com muita atenção para que os preços não fiquem altos para os consumidores. A Conab vai continuar cumprindo a sua grande missão, que é garantir o abastecimento no país", completou Edegar.

O estado gaúcho responde por 70% da produção de arroz no país.


Leia mais: Maior navio de guerra da América Latina desembarca no Rio Grande do Sul para ajudar vítimas das chuvas




ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ônibus cai em rio em São Petersburgo, na Rússia; três pessoas morreram

Lula defende Lira após vaias durante evento em Alagoas: “Comportamento que incomoda”

Trens colidem na Argentina e mais de 60 pessoas ficam feridas

Reajuste de 6,4% nas tarifas dos serviços básicos da Sabesp começa a vigorar nesta sexta (10)

Morre cavalo que ficou encurralado dentro de casa em Canoas, no Rio Grande do Sul