Notícias

Número de gaúchos fora de suas casas é superior à população de oito capitais brasileiras

De acordo com a Defesa Civil, 615 mil pessoas tiveram que deixar suas casas por conta dos temporais


14/05/2024 11h00

Boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (14) informou que cerca de 615 mil pessoas deixaram suas casas por causa dos temporais. São 538,2 mil desalojados (saíram de suas residências e estão com amigos ou parentes) e 77,4 mil estão nos abrigos. É um número maior que a população oito capitais brasileiras.

De acordo com o Censo 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rio Branco (Acre), Macapá (Amapá), Vitória (Espírito Santo), Porto Velho (Rondônia), Boa Vista (Roraima), Florianópolis (Santa Catarina), Aracajú (Sergipe) e Palmas (Tocantins) possuem populações menores do que os desabrigados no Rio Grande do Sul.

Como o nível da água não diminuiu nos últimos dias, a Defesa Civil pede para que as pessoas ainda não retornem para suas casas. Além do risco, há a possibilidade de contaminação.

Leia também: Médico do ES morre enquanto atuava como voluntário no RS para ajudar vítimas das enchentes

O Guaíba, por exemplo, marcou 5,20 metros na manhã desta terça (14) e voltou a avançar sobre ruas. O nível pode ultrapassar os 5,4 metros, segundo a previsão do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

TV Cultura ajuda as vítimas

A TV Cultura, comprometida com seu papel social, se junta à mobilização em prol das vítimas das inundações no estado do Rio Grande do Sul. Acreditamos que a união faz a força e, por isso, queremos amplificar o alcance das ações de ajuda e facilitar a sua doação.

Apontando a câmera do celular para o QR code do vídeo abaixo ou utilizando a chave PIX 92.958.800/0001-38 é possível contribuir com qualquer valor com a campanha SOS Rio Grande do Sul.

Leia também: Estupros em abrigos mostram que tragédia no RS não é só climática

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Menores de idade são as principais vítimas de violações de direitos humanos no Brasil

Histórico recente faz FBI alertar para possíveis ataques terroristas contra os LGBTQIAPN+

Metrô do Rio de Janeiro é afetado após bandidos assaltarem a subestação de energia

Médico do ES morre enquanto atuava como voluntário no RS para ajudar vítimas das enchentes

Confira os principais pontos do Roda Viva com Grada Kilomba na última segunda-feira (13)