O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou nesta quinta-feira (16) sobre o atentado contra o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico. Para o mandatário, o ataque a tiros contra o premiê é “inadmissível”.
“É inadmissível o que aconteceu ontem na Eslováquia com o primeiro-ministro Robert Fico, baleado quando saía de uma reunião de governo na cidade de Handlová. Situações como essas, de intolerância e violência, merecem nosso repúdio e nos afetam a todos, pois atentam contra nossos valores de defesa da democracia e da paz”, escreveu Lula.
Leia mais: Anvisa endurece regras para prescrição e venda de zolpidem
O suspeito de atentado fez cinco disparos contra Fico, que havia saído de uma reunião. O político foi levado a um hospital de helicóptero e submetido a uma cirurgia.
O premiê foi atingido no abdômen e no braço. Os seguranças de Robert Fico prenderam o autor dos disparos. O suspeito é um homem de 71 anos.
Leia também: TSE suspende julgamento que pode cassar mandato de Sergio Moro
Segundo o presidente da Eslováquia, Peter Pellegrini, embora o estado de saúde de Fico seja considerado muito crítico, ele estaria consciente e “já consegue falar”.
REDES SOCIAIS