Após Javier Milei chamar a primeira-dama da Espanha de "corrupta", o país convocou sua embaixadora em Buenos Aires - capital da Argentina - para consultas "sine die" e exigiu um pedido de desculpas. A intimação em questão foi feita pelo ministro das Relações Exteriores do país durante um evento na capital Madri.
"Anuncio que acabo de convocar nossa embaixadora em Buenos Aires para consultas sine die", disse José Manuel Albares. Anteriormente, ele já havia criticado as acusações "extremamente graves" e "sem precedentes na história das relações internacionais" por parte do presidente argentino.
"Se não houver tal pedido de desculpas, tomaremos todas as medidas que consideramos apropriadas para defender nossa soberania", completou o ministro.
Leia mais: Queda de helicóptero mata chanceler e presidente do Irã
TSE retoma nesta semana julgamento de ações que pedem cassação de Moro
Quando Milei cometeu a ilação, ele não se referiu a Pedro Sánchez e Begoña Gómez nominalmente. Entretanto, o contexto da conversa permitiu a identificação do presidente espanhol e de sua esposa como os referenciados nas falas do presidente argentino.
Vale lembrar que a mulher acusada por Milei atualmente é alvo de investigações por sua suposta relação comercial com empresas que receberam incentivos do governo espanhol.
Até o momento, o sul-americano não se desculpou pela fala.
REDES SOCIAIS