Notícias

Presidente do Irã é enterrado em cidade sagrada acompanhado de milhares de pessoas

Cerimônia contou com autoridades militares e membros do governo iraniano


23/05/2024 16h22

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, foi enterrado nesta quinta-feira (23) na cidade sagrada iraniana de Mashhad, que também é sua cidade natal. Imagens transmitidas pela mídia local mostravam milhares de pessoas nas ruas acompanhando o funeral.

Após quatro dias do acidente de helicóptero que causou a morte do presidente, do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, e de outras seis pessoas, o corpo de Raisi foi levado para Mashhad após cerimônias em Teerã e outros municípios do país.

Leia mais: Número de mortos em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul sobe para 163

A cerimônia de enterro contou com a presença de autoridades militares e membros do governo iraniano, além das pessoas que o acompanhavam pelas ruas e lançavam flores sobre o caixão, enquanto esse era movido lentamente pela cidade, a bordo de um caminhão.

Raisi foi enterrado no santuário Imam Reza, local sagrado com cúpula dourada e reverenciado no Irã pelos mulçumanos xiitas, por ser o local de descanso do líder religioso Ali al-Rida do século IX.

Leia mais: Após fugir em segredo do Irã, cineasta Rasoulof chega a Cannes

Aos 63 anos, Ebrahim era visto como o nome para suceder o líder supremo, Ali Khamenei, de 85 anos, detentor máximo do poder no Irã. O vice-presidente Mohammed Mokhber, assumiu a presidência de forma interina até as eleições no dia 28 de junho.

Já o ministro Amirabdollahian, foi enterrado no sul de Teerã, no santuário de Shah Abdolazim, um mausoléu onde políticos e artistas iranianos notáveis são sepultados. O Irã declarou cinco dias de luto em homenagem a Raisi.

Leia mais: Ataque de Israel atinge casa e escola na região de Gaza, afirma Defesa Civil

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quase oito em cada dez vítimas graves de acidentes no trânsito são pedestres, ciclistas ou motociclistas

Número de mortos em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul sobe para 163

Governo do Rio Grande do Sul tem 10 dias para explicar mudança em código ambiental

Ataque de Israel atinge casa e escola na região de Gaza, afirma Defesa Civil

Polícia da Espanha recupera quadro de Francis Bacon roubado em 2015 em Madri