Presidente do Irã é enterrado em cidade sagrada acompanhado de milhares de pessoas
Cerimônia contou com autoridades militares e membros do governo iraniano
23/05/2024 16h22
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, foi enterrado nesta quinta-feira (23) na cidade sagrada iraniana de Mashhad, que também é sua cidade natal. Imagens transmitidas pela mídia local mostravam milhares de pessoas nas ruas acompanhando o funeral.
Após quatro dias do acidente de helicóptero que causou a morte do presidente, do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, e de outras seis pessoas, o corpo de Raisi foi levado para Mashhad após cerimônias em Teerã e outros municípios do país.
Leia mais: Número de mortos em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul sobe para 163
A cerimônia de enterro contou com a presença de autoridades militares e membros do governo iraniano, além das pessoas que o acompanhavam pelas ruas e lançavam flores sobre o caixão, enquanto esse era movido lentamente pela cidade, a bordo de um caminhão.
Raisi foi enterrado no santuário Imam Reza, local sagrado com cúpula dourada e reverenciado no Irã pelos mulçumanos xiitas, por ser o local de descanso do líder religioso Ali al-Rida do século IX.
Leia mais: Após fugir em segredo do Irã, cineasta Rasoulof chega a Cannes
Aos 63 anos, Ebrahim era visto como o nome para suceder o líder supremo, Ali Khamenei, de 85 anos, detentor máximo do poder no Irã. O vice-presidente Mohammed Mokhber, assumiu a presidência de forma interina até as eleições no dia 28 de junho.
Já o ministro Amirabdollahian, foi enterrado no sul de Teerã, no santuário de Shah Abdolazim, um mausoléu onde políticos e artistas iranianos notáveis são sepultados. O Irã declarou cinco dias de luto em homenagem a Raisi.
Leia mais: Ataque de Israel atinge casa e escola na região de Gaza, afirma Defesa Civil
REDES SOCIAIS