Notícias

Com 10 tendas, Prefeitura de São Paulo retoma Operação Baixas Temperaturas nesta segunda (27)

Alimentos, bebidas quentes e cobertores serão ofertados a população em situação de rua


27/05/2024 11h27

A Prefeitura de São Paulo retoma nesta segunda-feira (27) a Operação Baixas Temperaturas (OBT).

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a previsão é de que a chegada de uma frente fria provoque chuvas generalizadas, rajadas de vento e acentuado declínio dos termômetros.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), 10 tendas serão montadas em pontos estratégicos com o objetivo de acolher e atender a população em situação de rua ou vulnerabilidade.

Com funcionamento das 18h às 00h, ofertarão alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água. Além de contarem com a distribuição de cobertores e a presença de profissionais da saúde que farão a atualização vacinal dos atendidos, se necessário.

De acordo com a gestão municipal, quando as pessoas aceitam o acolhimento, é disponibilizado transporte até os serviços, onde conta com espaços para pernoite, banho, jantar e café da manhã.

Leia também: Tempestades matam ao menos 18 pessoas no centro dos Estados Unidos

“Esse período de frio intenso exige mobilização e um trabalho vigoroso para o acolhimento das pessoas em situação de rua. A OBT é uma das operações mais importantes na preservação de vidas, e nós estamos preparados para oferecer e encaminhar todos os que quiserem e precisarem dos serviços de acolhimento da nossa rede socioassistencial”, ressalta Ciça Santos, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

Acolhimento

Durante a vigência da OBT, haverá aumento de vagas em serviços da rede socioassistencial já existentes e criação de novos serviços para acolhimento emergencial. Até o momento, 1.200 vagas estão disponíveis.

As abordagens às pessoas em situação de rua são feitas pelas equipes de orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS). O quadro atual de 590 profissionais terá acréscimo de 191 colaboradores.

Por meio da central 156 (ligação gratuita), a população pode solicitar a abordagem social. O serviço funciona 24 horas e a solicitação pode ser anônima. Entretanto, é importante informar o endereço em que a pessoa se encontra, indicando um número aproximado e pontos de referência, além de características físicas e detalhes de vestimenta.

Veterinários atuarão para examinar os animais de cada cidadão, com distribuição de potes para hidratação e petiscos. A cada noite, uma equipe estará em uma das tendas para promover vacinação e vermifugação, além do registro geral do animal (RGA) e microchipagem. Em ação inédita, orientadores de SEAS distribuirão porções de ração, e aqueles que aceitarem seguir para serviços da rede serão encaminhados para equipamentos que possuam espaço próprio para os bichinhos.

Leia também: São Paulo e Rio de Janeiro registram a temperatura mínima mais baixa do ano no fim de semana

Confira os endereços das tendas:

Centro - Praça da República e Praça Marechal Deodoro;

Sul - Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);

Norte - Santana (Praça Heróis da FEB, s/n) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);

Leste - Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Rua Gilberto Gomes Mota, acesso à Avenida Jacu-Pêssego lado direito) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);

Oeste - Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após alta no final de semana, nível do Guaíba volta a ficar abaixo dos 4 metros

Exército afasta militares que divulgaram falso rompimento de dique em Canoas (RS)

São Paulo e Rio de Janeiro registram a temperatura mínima mais baixa do ano no fim de semana

Número de pessoas soterradas após deslizamento de terra em Papua-Nova Guiné sobe para 2 mil

Tempestades matam ao menos 18 pessoas no centro dos Estados Unidos