“Se a conscientização não for para as escolas, o cenário nunca vai mudar”, diz chef sobre ultraprocessados
No Roda Viva, Janaina Torres critica a indústria dos alimentos rápidos
27/05/2024 22h35
O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (23) Janaina Torres, eleita a melhor chef feminina do mundo de 2024 pelo The World's 50 Best Restaurants.
Janaina está à frente do premiado restaurante A Casa do Porco e de outros quatro endereços em São Paulo: Bar da Dona Onça, Hot Pork, Sorveteria do Centro e Merenda da Cidade.
No programa, a chef critica o consumo de alimentos ultraprocessados e afirma que a conscientização de uma alimentação saudável deve começar nas escolas.
“A gente não tem uma dentro das escolas públicas uma matéria de alimentação e nutrição, se a gente tivesse isso dentro das escolas públicas, muito provavelmente ninguém estaria comendo ultraprocessados. As pessoas teriam uma orientação e saberiam que em dez minutos você faria uma receita muito rápida e talvez mais barata”, argumenta.
“Mas a indústria te vende como sendo um produto incrível [...]. Se a conscientização não for para as escolas, nunca vai mudar. A praticidade e a falta de orientação fazem com que as crianças e os adultos fiquem com sobrepeso sem se alimentar”, completa.
A bancada de entrevistadores é formada por Arnaldo Lorençato, editor-executivo da revista Veja São Paulo, Luiza Fecarotta, jornalista, crítica gastronômica e comentarista da rádio CBN, Marcelo Katsuki, editor do blog Comes e Bebes, da Folha de S.Paulo, Mariana Weber, jornalista e escritora, e Miguel Icassatti, jornalista da revista Gula e curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco. Luciano Veronezi ilustra a entrevista em tempo real.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
REDES SOCIAIS