Devido a um ciclone extratropical que se encontra na costa do Rio Grande do Sul, chuvas fortes e rajadas de vento continuam a atingir o estado nesta terça-feira (28).
A previsão, segundo a Climatempo, é de que a ventania forte afete todas as áreas, mas com maior força o litoral, onde deve chegar até 100 km/h. Os acumulados de chuva podem variar entre 25 e 50 milímetros no extremo sul.
Espera-se que o temporal atinja com menos intensidade as regiões: norte, dos Vales, central, metropolitana de Porto Alegre, Serra e litoral.
Ao longo desta quarta-feira (29), o ciclone extratropical se afasta em direção ao oceano, entretanto, rajadas de vento de até 70km/h devem seguir em parte do litoral, da região metropolitana e da Serra. Mesmo com o fenômeno, o tempo permanece firme em praticamente todo o estado, com o sol entre nuvens.
Uma zona de alta pressão deve se formar após a partida dele, o que causa temperaturas ainda mais baixas no estado, que irão impedir as precipitações. Há previsão de chuvas isoladas somente no litoral. Na quinta (30) e na sexta (31), o sol aparece praticamente sem nuvens, mas as temperaturas devem se manter baixas.
De acordo com a Defesa Civil, as fortes chuvas já deixaram 169 vítimas no Rio Grande do Sul desde o final de abril. Ainda há 53 pessoas desaparecidas e 637 mil fora de casa.
Leia também: Bolsa Família 2024: Caixa paga beneficiários com NIS de final 8 nesta terça (28)
REDES SOCIAIS