O Roda Viva recebe Vinícius Marques de Carvalho, atual ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), nesta segunda-feira (3).
Durante o programa, a colunista do UOL, Natália Portinari, questiona se não há um conflito de interesses por conta de Vinícius Marques estar advogando para uma empresa ligada à Odebrecht e estar à frente da CGU.
“Na verdade, eu me afastei do escritório quando virei ministro. Me licenciei do escritório e ele (escritório) foi proibido de atuar na CGU. Assim, obviamente, em função disso, me declaro impedido em todos os casos de clientes do escritório que foram meus clientes na CGU", explica Vinícius Marques.
“A comissão de ética entendeu que esse risco conflito de interesses estaria mitigado por essa estrutura que eu montei. [...] mesmo assim, eu resolvi sair do escritório definitivamente. Eu pedi à OAB minha saída e não faço mais parte do escritório, mesmo já estando afastado desde janeiro do ano passado”, diz o ministro.
Participam da bancada de entrevistadores Natália Portinari, colunista do UOL, Mônica Scaramuzzo, editora do Núcleo de Empresas do Valor Econômico, Tacio Lorran, repórter do Estadão, Renata Agostini, repórter especial e colunista do jornal O Globo, e Lucas Marchesini, repórter na sucursal de Brasília da Folha de S. Paulo.
Apresentado por Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo "Twitter"), YouTube, Tik Tok e Facebook.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS