Durante as celebrações dos 80 anos do Dia D na França, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky comparou Vladimir Putin, atual presidente da Rússia, com Adolf Hitler, líder da Alemanha Nazista.
“Hitler cruzou linha vermelha após linha vermelha, Putin faz o mesmo”, disse o presidente ucraniano.
Zelensky também afirmou que a invasão russa na Ucrânia trouxe o “nazismo à Europa” de volta, fazendo do continente um lugar sem paz.
Ao final do seu discurso, disse que “chave da segurança da Europa” está na Ucrânia e pediu apoio de todos os países presentes no evento.
Leia também: Rússia realizará exercícios navais no caribe, informa governo de Cuba
“É na Ucrânia que reside a chave da segurança da Europa. Sem controlar a Ucrânia, a Rússia terá de ser um Estado nacional normal, e não um império colonial que procura constantemente novos territórios na Europa, na Ásia e na África”, disse.
“Sou agradecido por tudo que estão fazendo, que é muito. Mas, para uma paz justa, é necessário fazer mais”, completou.
Zelensky também disse que espera que a reunião da cúpula internacional sobre a paz, que o governo ucraniano convocou para 15 e 16 de junho na Suíça, possa aproximar o país "do fim da guerra". Mais de cem países e organizações foram chamadas para o evento, que acontecerá na cidade de Lucerna. A Rússia não está na lista de convidadas.
Leia também: Americana que viralizou com 'Memórias Póstumas' diz que agora vai ler 'Dom Casmurro'
REDES SOCIAIS