A economista Maria da Conceição Tavares morreu aos 94 anos na manhã deste sábado (8) no Rio de Janeiro.
Deputada federal entre os anos de 1995 e 1999, foi professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade de Campinas (Unicamp), além de conselheira do Partido dos Trabalhadores (PT).
Leia também: Internada em Brasília, deputada Luiza Erundina recebe visita de Lula no hospital
Tavares também ganhou inúmeros prêmios, como, por exemplo, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia de 2011 da então presidente Dilma Rousseff.
Portuguesa de Aveiro, mas brasileira naturalizada, em 1998, venceu o Prêmio Jabuti na categoria Economia por sua significativa contribuição ao pensamento econômico no Brasil.
Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte de Maria da Conceição: “Tive o prazer e a honra de conviver e conversar muito com minha amiga ao longo dos anos [...] Nesse momento de despedida, meus sentimentos aos familiares, em especial aos filhos, aos muitos amigos, alunos e admiradores de Maria da Conceição Tavares”. Até o momento, a causa da morte não foi revelada.
Maria da Conceição de Almeida Tavares foi professora, deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores, economista e matemática, uma das maiores da nossa história. Nascida em Portugal, adotou o Brasil e nosso povo com o seu coração e paixão pelo debate público e pelas causas… pic.twitter.com/dBfSIcq8LL
— Lula (@LulaOficial) June 8, 2024
Leia também: Exército de Israel anuncia resgate de quatro reféns com vida na Faixa de Gaza
Assista ao Roda Viva com a economista:
REDES SOCIAIS