O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) na manhã desta quinta-feira (27).
O encontro realizado no Palácio Itamaraty, em Brasília, conta com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, além de ministros, empresários e ativistas.
Criado originalmente em 2003 e relançado em maio do ano passado após ser extinto no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o chamado "Conselhão" representa uma instância de diálogo do Executivo com a sociedade civil.
Leia também: Brasil condena tentativa de golpe de Estado na Bolívia
Com a missão de auxiliar o governo a pensar em políticas públicas de desenvolvimento, simboliza um modelo de produção aliado à sustentabilidade, que prega a reutilização, renovação e reciclagem de produtos, no lugar do descarte.
Ao todo, conta com 250 conselheiros: pessoas da sociedade civil, empresários, pesquisadores, influenciadores digitais e outros setores. As atividades desempenhadas não são remuneradas.
A reunião desta quinta (27) marca o terceiro encontro deles durante o terceiro mandato do petista. A expectativa é que, ao fim da reunião, o político assine decretos relacionados à economia circular, tema discutido anteriormente pelos integrantes do grupo.
Leia também: Como é a rotina de cães heróis e como eles atuam em grandes desastres?
REDES SOCIAIS