O boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul nessa quinta-feira (27) informa que o número de mortos em decorrência das chuvas que atingem o estado subiu para 179.
Segundo o relatório, 34 pessoas seguem desaparecidas, enquanto mais de 800 foram feridas. Ao todo, mais de 2,3 milhões de gaúchos foram afetados. Dos 497 municípios, 478 foram prejudicados pelas enchentes.
Nos últimos dias, após chuvas intensas em Porto Alegre, o nível do Guaíba voltou a subir. Nesta sexta-feira (28), no entanto, o rio se mantém estável, em 3,32 metros. A marcação fica abaixo da cota de inundação, de 3,60 m, mas acima do alerta, de 3,15 m.
Leia também: Receita disponibiliza o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024
De acordo com a Defesa Civil, ao longo do dia, o ar frio perde intensidade no estado, mas em pontos altos da Serra, pode haver geada. No sábado (29), ganha força novamente, o que favorece geadas pontuais.
No domingo (30), o frio se intensifica mais, com mínimas de -4ºC a 0°C em várias regiões, exceto no litoral. Há possibilidade de geada na maioria das áreas.
É aconselhável manter-se agasalhado, evitar locais fechados (com pouca ventilação) ou locais com muita circulação de pessoas. Também é necessário redobrar a higienização das mãos e beber bastante água. Quando as noites apresentarem temperaturas muito baixas, é recomendado abrigar animais domésticos.
Leia também: Casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam em dez estados, aponta Fiocruz
Veja previsão do tempo do INMET para Porto Alegre:
Sexta-feira (28):
10ºC - 17ºC;
Sábado (29):
5ºC - 13ºC;
Domingo (30):
2ºC - 13ºC.
Assista ao Roda Viva com o governador Eduardo Leite:
REDES SOCIAIS