Os clientes com dívidas no cartão de crédito rotativo poderão fazer a portabilidade gratuita do saldo devedor de um banco para outro a partir desta segunda-feira (1°).
A medida foi aprovada em dezembro do ano passado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), grupo formado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, e pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.
Leia mais: Pedágios em São Paulo ficam mais caros a partir desta segunda-feira (1°)
Bolsa Família 2024: pagamentos de julho começam no dia 18; confira o calendário do mês
Com a norma, será possível checar se o banco onde está a dívida original quer fazer uma contraproposta. Nesse caso, a regra também determina que ao menos uma das contrapropostas seja com o mesmo prazo da proposta que foi oferecida pelo concorrente.
"Por exemplo, você vai buscar uma instituição financeira que te ofereça juros menores ou melhores condições de pagamento, e pedir a ela uma proposta. Com isso em mãos, você pode checar se o banco onde você tem a dívida original quer fazer uma contraproposta", explicou o BC por meio das redes sociais.
Veja como fazer
Segundo o CNM, o processo é gratuito e pode ser feito de forma on-line ou presencial.
Para fazer a portabilidade, é necessário consultar o banco responsável para saber informações sobre o valor da dívida, parcelas e taxas de juros. A partir desses dados, o cliente pode pesquisar condições de renegociação em outras instituições financeiras e comparar as opções.
Caso o cliente se interesse pela proposta, a instituição responsável tem até cinco dias para fazer uma contraproposta ou finalizar a portabilidade.
REDES SOCIAIS