Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Nadja Kouchi
Foto: Nadja Kouchi

O Opinião desta sexta-feira (5) aborda a crescente onda de desinformação científica que tem se espalhado, principalmente, nas redes sociais nos últimos anos.

Com apresentação de Rita Lisauskas, a edição que aproveita o Dia Nacional da Ciência, comemorado em 8 de julho, vai ao ar às 20h30, na TV Cultura.

O cenário é formado pela circulação de notícias falsas, enganosas ou imprecisas sobre questões científicas, frequentemente relacionadas à saúde, meio ambiente ou tecnologia.

Leia também: Julho começa com queda significativa das temperaturas e chuva na região Sudeste

A divulgação impacta a capacidade das pessoas tomarem decisões informadas, além de reduzir a confiança em instituições científicas e governamentais. Recentemente, a Academia Brasileira de Ciências divulgou, inclusive, o relatório "Desafios e estratégias na luta contra a desinformação científica", que traz recomendações para tentar minimizar esse problema.

Para falar sobre o assunto, o programa recebe o professor da USP Glaucius Oliva, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências para a regional São Paulo e um dos coordenadores da pesquisa, o biólogo e divulgador científico Atila Iamarino.

Além de ouvir, de maneira remota, o apresentador, produtor e roteirista do Ciência Suja, Theo Ruprecht, que conta histórias em que a chamada pseudociência é vendida como pesquisa científica confiável.

Leia também: Ataque com ácido deixa diversos feridos em café na cidade de Bochum, no oeste da Alemanha