Notícias

“Não conseguem aceitar uma pessoa assim até hoje", diz primeira mulher negra a ser professora do ITA

No Provoca, Sonia Guimarães relembra expulsão do instituto nos anos 1990 e afirma que sofre péssimas avaliações até os dias atuais


02/07/2024 22h10

No Provoca desta terça-feira (2), o apresentador Marcelo Tas recebeu a cientista e inventora Sonia Guimarães, primeira mulher negra a obter um doutorado em física no Brasil e ser professora do prestigiado Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Durante a entrevista, a física relata que os membros do ITA ainda têm dificuldade em aceitar a presença de alguém como ela, uma mulher preta.

Segundo Sonia, mesmo tendo feito mestrado na USP de São Carlos, PHD em Manchester e ter recebido diversos prêmios na área da ciência, até hoje recebe péssimas avaliações de alunos. “Eles usam palavras muito feias e violentas”, diz ela.

Leia também: Lula sanciona lei que cria “Dia do Rei Pelé”, celebrado na data do milésimo gol

Na entrevista com Marcelo Tas, a inventora relembra o momento em que foi expulsa do instituto por causa de más avaliações, no ano de 1996.

Na justificativa deles eu não sabia física (...), era a pior professora do mundo e a minhas roupas chamavam muita atenção para o meu corpo”, revela.

Fui expulsa e fui trabalhar para o Instituto de Aeronáutica e Espaço. Tenho a impressão de que eles me mandaram prapra eu morrer cientificamente, e aí eu voltei de lá inventora”, completa.

Assista ao programa completo:

O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

Leia também: Dólar fecha em R$ 5,66 e registra alta pelo terceiro dia consecutivo

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças