No Provoca desta terça-feira (2), o apresentador Marcelo Tas recebeu a cientista e inventora Sonia Guimarães, primeira mulher negra a obter um doutorado em física no Brasil e ser professora do prestigiado Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).
Durante a entrevista, a física relata que os membros do ITA ainda têm dificuldade em aceitar a presença de alguém como ela, uma mulher preta.
Segundo Sonia, mesmo tendo feito mestrado na USP de São Carlos, PHD em Manchester e ter recebido diversos prêmios na área da ciência, até hoje recebe péssimas avaliações de alunos. “Eles usam palavras muito feias e violentas”, diz ela.
Leia também: Lula sanciona lei que cria “Dia do Rei Pelé”, celebrado na data do milésimo gol
Na entrevista com Marcelo Tas, a inventora relembra o momento em que foi expulsa do instituto por causa de más avaliações, no ano de 1996.
“Na justificativa deles eu não sabia física (...), era a pior professora do mundo e a minhas roupas chamavam muita atenção para o meu corpo”, revela.
“Fui expulsa e fui trabalhar para o Instituto de Aeronáutica e Espaço. Tenho a impressão de que eles me mandaram pra lá pra eu morrer cientificamente, e aí eu voltei de lá inventora”, completa.
Assista ao programa completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Leia também: Dólar fecha em R$ 5,66 e registra alta pelo terceiro dia consecutivo
REDES SOCIAIS