O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), publicou na manhã desta sexta-feira (12) uma resolução que proíbe a internação de menores de idade em comunidades terapêuticas.
As comunidades terapêuticas são entidades privadas e sem fim lucrativos que acolhem pessoas que têm transtornos em decorrência do uso e/ou da dependência de drogas. Com a proibição, apenas adultos poderão ser atendidos por essas instituições.
Leia mais: Em média, Brasil registrou 23,8 mortes diárias por dengue no primeiro semestre
Área brasileira destruída por queimadas no primeiro semestre sobe 119% de 2023 a 2024
Para chegar à conclusão publicada nesta manhã, o conselho considerou diversas denúncias de violações vindas desses locais. Dentre as acusações, há supostos casos de trabalhos forçados, contenções físicas e intolerância.
Na resolução, o órgão ligado ao MDHC destaca que a internação em comunidades terapêuticas pode infringir "os direitos à liberdade, participação e convivência familiar" das crianças e adolescentes. No texto, também é dito que o acolhimento desses jovens viola trechos da Constituição.
REDES SOCIAIS