A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que um novo caso de malária foi registrado no navio Common Galaxy, fundeado no Porto de Santos, em São Paulo,
Esse é o segundo tripulante do Common Galaxy a testar positivo para a doença. O primeiro registro foi identificado no último dia 7. De acordo com a agência, a embarcação passou pela Costa do Marfim.
Três casos de malária já foram registrados em navios pela Anvisa somente no mês de julho. O primeiro foi confirmado em 4 de julho, no Genco Picardy, que saiu do continente africano no dia 20 de junho. O paciente foi levado para o Hospital Beneficência Portuguesa de Santos.
Leia mais: Após queda de sigilo de áudio, Bolsonaro grava vídeo com Ramagem
Segundo a Anvisa, foram concluídas a desinsetização e a testagem de todos os tripulantes dos dois navios na última semana. As duas embarcações possuem bandeira das ilhas Marshall e transportam carga de açúcar a granel.
“Na semana passada foram concluídas a desinsetização e a testagem de todos tripulantes do Genco Picardi e do Common Galaxy. A primeira embarcação não registrou novos casos, enquanto a Common Galaxy registrou um novo caso de malária, cujo paciente está sendo tratado a bordo e sem sintomas”, disse a Anvisa.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 65.146 casos de malária nos primeiros seis meses de 2024, cerca de 46% de todos os registros de 2023.
REDES SOCIAIS