Notícias

Garimpo ilegal avança em novas áreas da Terra Yanomami, aponta levantamento

Nos primeiros seis meses de 2024, a prática teve um aumento de mais de 6%


18/07/2024 10h10

A área devastada pelo garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami teve um aumento de mais de 6% nos seis primeiros meses de 2024, de acordo com um levantamento realizado pelo Greenpeace Brasil.

Até junho, 169,6 hectares do território foram destruídos pelo garimpo. A área corresponde a 170 campos de futebol. No mesmo período de 2023, foram 159 hectares

O estudo ainda apontou que, pela primeira vez, foi identificada a presença de invasores nas imediações do Parque Nacional do Pico da Neblina, localizado nas cidades de São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro, interior do Amazonas.

Leia também: Paris 2024: Vila Olímpica é aberta oficialmente nesta quinta-feira (18)

Fifa divulga ranking de seleções após Copa América e Eurocopa; Argentina segue na ponta

Em fevereiro de 2023, um mês após o governo federal decretar situação de emergência no território, organizações indígenas do Amazonas denunciaram a presença de pequenos garimpos manuais na região do Pico da Neblina. Em agosto do mesmo ano, a Polícia Federal deflagrou operação contra a prática ilegal na região.

A Terra Yanomami, localizada no Amazonas e em Roraima, é o maior território indígena do Brasil em extensão territorial e enfrenta uma crise sanitária e humanitária causada pelas ações do garimpo ilegal.

Também entre janeiro e junho, 417 hectares de novas áreas de desmatamento foram identificadas nas terras indígenas Kayapó, Munduruku, ambas localizadas no Pará, e Yanomami. Além disso, só no primeiro trimestre, o sistema de alertas de monitoramento identificou uma área desmatada de 128 hectares associadas ao garimpo ilegal nas três terras indígenas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério Público Federal pede indenização de quase R$ 2 bilhões à Meta por violação de dados

Reino Unido: novo governo anuncia 40 leis para reverter recessão econômica

Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (17)

Palácio do Planalto prepara corte de mais de R$ 20 bilhões em despesas para o segundo semestre

Lula assina decreto que cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA