Governo Lula formaliza contratação de moradias do Minha Casa Minha Vida para o Rio Grande do Sul
A medida já havia sido anunciada pelo presidente e foi publicada no diário oficial da União nesta quinta-feira (18)
18/07/2024 14h42
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou a contratação de moradias do programa Minha Casa Minha Vida para municípios do Rio Grande do Sul que foram atingidos pelas enchentes em maio. A medida já havia sido anunciada pelo presidente e foi publicada no diário oficial da União nesta quinta-feira (18).
Leia mais: Governo Federal cria comissão para instituir regras para transporte aéreo de pets
A iniciativa tem como objetivo alocar moradores que perderam suas casas por conta do desastre e utiliza recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
Na portaria, já contam os números de casas demandadas pelos municípios, que chegam ao total de 11.500 unidades. Porto Alegre e Canoas serão as cidades que mais receberão unidades habitacionais, com 3 mil cada.
As demandas pelas unidades serão repassadas periodicamente pleo Ministério das Cidades ao órgão financiador. As propostas de empreendimentos habitacionais poderão ser feitas pelas gestões estaduais ou empresas de construção civil.
Em junho, a Caixa abriu um cadastramento de imóveis que poderiam ser comprados pelo governo federal e doados às famílias atingidas pelas chuvas.
Leia também: Brasil registra mais de 80 mil casos de estupro em 2023; meninas negras são maiores vítimas
REDES SOCIAIS