O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (22), no Palácio do Planalto, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair. Tony ocupou o cargo entre 1997 e 2007 pelo Partido Trabalhista.
É o segundo encontro entre eles no terceiro mandato de Lula. O ex-primeiro-ministro esteve no Brasil em setembro do ano passado.
Leia mais: Lula diz ter ficado 'assustado' com fala de Maduro sobre “banho de sangue”
Durante a conversa, que durou cerca de 45 minutos, os dois falaram sobre a volta do Partido Trabalhista ao poder no Reino Unido, após 14 anos de governos de direita. Keir Starmer, líder dos Trabalhistas, foi nomeado novo primeiro-ministro do Reino Unido. Ele sucede o conservador Rishi Sunak.
Lula e Blair também discutiram o atual cenário político mundial. O brasileiro destacou a intenção de reunir “governos democráticos” às margens da Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece em setembro.
Leia também: Lula comenta desistência de Biden: “A relação do Brasil será com quem for eleito”
Os dois debateram também sobre a economia brasileira e os investimentos realizados especialmente na indústria automobilística.
Os trabalhos do G20 e as agendas desenvolvidas pelo Brasil, como a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a taxação de super-ricos; da presidência brasileira dos BRICS e da organização da COP30 em Belém, no ano que vem, também foram pauta dos políticos.
REDES SOCIAIS