“Não acho que a discussão sobre o aborto seja ideológica", afirma cirurgião Raul Cutait
No Roda Viva, o médico comenta a polarização e a postura do Conselho Federal de Medicina
22/07/2024 22h58
O Roda Viva desta segunda-feira (22) recebe o Doutor Raul Cutait, cirurgião digestivo do Hospital Sírio-Libanês, membro da Academia Nacional de Medicina e professor da Universidade de São Paulo (USP).
No programa, o médico fala sobre o aborto. No último mês, A Câmara dos Deputados aprovou na quarta (12) a urgência do projeto de lei que equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio.
O projeto é de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Pela proposta, a vítima do estupro pode ter uma pena maior que a de seu agressor. Após repercussões sociais, a discussão foi suspensa.
“Não acho que a discussão sobre o aborto seja ideológica, eu acho que é a postura, a viabilidade do feto versus o que é socialmente mais importante. Tem uma discussão sociológica, teológica, científica que não dá para dizer qual é o certo. É difícil tomar uma decisão dessa, eu não sei responder qual é a melhor conduta”, afirma.
Participam da bancada: Gustavo Cabral - imunologista e colunista de Saúde do UOL; Victoria Damasceno - editora de Saúde e iniciativa Todas, da Folha de S.Paulo; Isabela Moya - repórter do jornal o Estado de S.Paulo; Constança Tatsch - jornalista do jornal O Globo; Theo Ruprecht - repórter de ciência e saúde e criador do podcast Ciência Suja.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
REDES SOCIAIS